O californiano Joey Brezinski conquistou neste domingo (21) o seu terceiro título do Red Bull Manny Mania Pro. O skatista que é tido como o criador do formato da competição – dedicada exclusivamente às difíceis manobras combinadas com bases equilibradas em duas rodas, chamadas “manuais” – não deu chance aos adversários e foi coroado no Coleman Park, aos pés da centenária ponte de Manhattan.
“Eu vim aqui principalmente para andar de skate e me divertir, mas sem dúvida é bom voltar a vencer. Todos os atletas demonstraram altíssimo nível técnico. São dias como esse que fazem o skate ser tão especial para mim”, disse o “Mestre do Manual”, que chegou a se emocionar após receber o cinturão.
O holandês Sewa Kroetkov, que vencera a final mundial amadora do Red Bull Manny Mania na véspera garantindo vaga no evento profissional, surpreendeu a todos com o segundo lugar entre a elite, seguido pelo colombiano David Gonzalez, em terceiro; e com o californiano Ronnie Craeger completando os finalistas em quarto. “Foi um final de semana muito especial. Não esperava nem mesmo ter vencido o mundial amador, então chegar até a final contra profissionais de peso foi ainda mais especial. Jamais me esquecerei deste dia”, revelou Sewa.
O paranaense Alex Carolino foi o único representante brasileiro no Red Bull Manny Mania Pro. O skatista profissional avançou até as semifinais e ficou com a quinta posição, bem próximo de se classificar entre os quatro finalistas. O brasileiro deixou para trás alguns dos principais nomes da competição, como os americanos Kenny Anderson (11º) e Eli Reed (8º), campeão da ultima edição do Red Bull Manny Mania Pro (2009).
“Foi quase! Mas para mim o importante foi poder estar aqui, representar bem o skate e o Brasil. O evento foi incrível”, comemorou Carolino. No último mês de junho, o atleta tinha sido um dos juízes da final brasileira do Red Bull Manny Mania, realizada em Porto Alegre, que classificou o gaúcho Alexandre Vaz para o mundial em Nova York. No último sábado (20), Alexandre ficou com o 13º. lugar no campeonato entre amadores de 31 países, vencido por Sewa Kroetkov.